Até o momento, temos 10.552 vias cadastradas em 1.843 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.830 vias Esportiva, 658 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Descrição: Para realizar essa escalada é necessário descer o cânion até o ombro da torre do funil, o que requer deixar no mínimo 180 metros de cordas fixas.
PRIMEIRA E SEGUNDA ENFIADAS: são compartilhadas com as vias "Quebra Tudo" (abril/2005) e "Hollywood" (2015).
Consiste em uma escalada de travessia relativamente fácil com proteções um pouco distantes, com bastante mato e opções para instalar proteções naturais. Paradas fixas.
TERCEIRA ENFIADA: continua atravessando a parede com algumas repisas e duas cavernas que podem ser usadas para bivak.
QUARTA ENFIADA: segue por um diedro fendado com boas opções para proteger e finaliza em uma leve travessia para a direita em sentido a outro sistema de fendas (trecho com alguns blocos soltos). Parada mista.
QUINTA ENFIADA: inicia em uma fenda larga (#4) e negativa, que vai afinando conforme vai vencendo o negativo. Trecho com proteções duvidosas e rocha solta. Quando acaba a fenda, faz-se uma leve travessia para a direta em uma placa, vence-se uma onda negativa e se chega à P6.
SEXTA ENFIADA: inicia em um diedro bem vertical, com boas opções para proteger (#2), afinando conforme vai se ganhando altura e ficando mais negativa. Aproximadamente no meio dessa cordada está o trecho mais difícil da via, com a fenda quase desaparecendo e dois tetos à frente que podem ser vencidos em artificial (A2) ou tentar livrar o trecho (VIII?). Passando os tetos novamente, a fenda ressurge e a escalada volta a ficar tranquila.
SÉTIMA ENFIADA: consiste em uma travessia curta para dentro da caverna esquerda, conhecida também como olhos do macaco. Parada fixa.
OITAVA ENFIADA: inicia dentro da caverna, saindo em um negativo pela esquerda e entrando em um diedro com muitas rochas soltas - escalada fácil, mas delicada pela questão dos blocos. O fim da enfiada é o cume. Parada em galhos e cordeletes da via "Hollywood".
Rapel: 2 cordas de 50mts.
Necessário deixar corda fixa entre P5, P6 e P7.
A Primeira repetição, em junho 2020, foi realizada sem deixar cordas fixas entre as paradas. Foi necessário desescalar (travessia) entre a P7 E P6, e descer orientando a corda entre a P6 e P5 (trecho bem negativo). Nessa ocasião, entre a P2 e P1, optou-se por escalar para retornar (travessia).
Equipamento mínimo necessário:
2 cordas de 50 m
2 Jogos de camalots do .3 ao 3# mais um 4#
1 Jogo de Stopper
1 Jogo de micro stoopers
Jogo de micro cams
180 Mts de corda fixa para o rapel (canion)
Cordas para fixar entre as paradas da via (opcional)
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários